segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

COMO EVOLUI O VENTRICULO DIREITO APOS PLASTIA MITRAL?


Um interessante trabalho que avaliou a funçao de VD pos plastia mitral
INTRODUÇÃO:
Nosso objetivo foi avaliar o desempnho do ventriculo direito(VD) logo após a plastia da valva mitral com uso de ecocardiografia e tambem avaliar a influência da pressão sistólica da artéria pulmonar elevada (PASP) sobre a recuperação RV.

Métodos
Quarenta pacientes consecutivos submetidos a plastia mitral foram investigados prospectivamente com ecocardiografia focada na avaliacao do VD, incluindo eco bidimensional e tensão longitudinal e derivados de monitoramento do VD. Medição dos níveis de N-terminal PROTYPE-B peptídeo natriurético com coletas realizadas no dia antes da cirurgia e apos 6 meses do procedimento.

Resultados
A mortalidade em 30 dias foi de 0%. A sobrevida global foi de 97,5% ± 2,5% em 6 meses de follow-up, e a prevalência de disfunção do VD pós-operatório foi de 61% (n = 22). Índices longitudinais convencionais de função VD diminuiu significativamente após a operação (n = 36): excursão anular sistólica plano tricúspide (média de 24 mm ± 5 mm vs média 15 ± 3 mm, p <0,001), o pico de velocidade sistólica (média de 14 ± 3 cm / s vs média 10 ± 2 cm / s, p <0,001), tempo de aceleração isovolúmica (média de 2,5 ± 1,0 cm / s 2 vs média 2,1 ± 0,7 cm / s 2 , p  = 0,022), mas a parede livre de VD, septo, e estirpe global não se alterou significativamente. Pacientes com PSAP pré-operatória acima de 50 mm Hg tiveram uma mudança significativa no pós-operatório na  tensão de VD em comparação com aqueles cujas PSAP foi de 50 mm Hg ou menos (diferença média de 10% ± 30% vs 17% ± 23%, p  = 0,033).

Conclusões
Disfunção do VD foi comum em 6 meses de follow-up. A hipertensão pulmonar, embora reversível após a operação, teve um efeito negativo sobre a função do VD. Speckle de VD derivada de rastreamento podem ajudar na priorização dos encaminhamentos cirúrgicos para evitar comprometimento biventricular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: