quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A TRANSFUSÃO DE DANGUE PODE MODIFICAR NO RESULTADO DA CIRURGIA CARDÍACA?

Is Transfusion Associated With Graft Occlusion After Cardiac Operations?

  • Importante trabalho publicado no Annals of Thoracic Surgery de fevereiro de 2015
  • Avaliação de enxerto em paciente que foram trasnfundidos.
  • Estudo envolvendo 940 pacientes.
  • o risco de oclusão de enxerto foi de 20%.
  • a conclusão mostrou que além de todos os riscos da transfusão há também o risco de oclusão de enxertos.

Introdução

As  transfusões de concentrados de hemácias (TCH) estão associados com o aumento da mortalidade após cirurgia de revascularização do miocárdio (RM), mas não após a cirurgia valvar. Transfusões estão associados ao aumento derrames e tromboses venosas profundas após operações cardíacas, bem como o aumento da trombose do enxerto vascular periférico. O objetivo deste estudo foi determinar se a transfusão de CH, foram associados a um maior risco de desenvolvimento de um enxerto ocluído após CRM.

Métodos

Pacientes submetidos à angiografia coronária devido a qualquer sintoma após CRM foram analisadas usando modelos de Cox e propensão de pontuação para comparar os resultados com base no status de transfusão de hemácias durante a sua internaçaõ para revascularização do miocárdio.

Resultados

Foram analisados ​​940 pacientes. Descobrimos que os pacientes que receberam transfusões foram mais propensos a ter enxertos ocluído na angiografia (hazard ratio [HR], 1,24; intervalo de confiança de 95% [IC], 1,03-1,50; p  = 0,02). Após o ajuste para outros fatores, descobrimos que TCH foi associada com de um aumento de risco de oclusão do enxerto de cerca de 20% (HR, 1,21; 95% CI, 1,07-1,37; p  = 0,003).

Conclusões

A transfusão perioperatória está associada com a oclusão do enxerto após CRM, tanto a nível de pacientes quanto de enxertos .Estes resultados acrescentam ao crescente corpo de evidências de que a transfusão sanguínea homóloga  não é isenta de riscos, mas está associada a uma variedade de efeitos adversos incluindo insuficiência intercalar enxerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: