sexta-feira, 6 de novembro de 2015

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E INGESTA DE SAL



Resultado de imagem para INSUFICIÊNCIA CARDIACA E INGESTAO DE SAL

O PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA PODE INGERIR SAL?

           Frente ao doente portador de insuficencia cardiaca(IC) existe sempre um dilema: dieta hipossodica, quanto liberar de sal diariamente ao nosso paciente, para isso buscamos informação na nossa Diretriz de Insufuciencia Cardìaca.
           A orientação da atualização da Diretriz foi influenciada pela polêmica da quantidade permitida de sal adicionado à dieta de pacientes com IC. Dieta com baixo teor de sódio (2 g) foi associado à redução de ingestão de proteína, ferro, zinco, selenium, vitamina B12, e aumento da ativação neuro-hormonal, o que pode ser prejudicial para estado nutricional do paciente. Dieta com 6,6 g de sal reduziu ativação neuro-hormonal. Restrição da ingesta de sal para 3 g só beneficiou pacientes com IC avançada. Dieta com teor normal de sódio foi associada à melhor evolução, e em metanálise a restrição de sódio aumentou mortalidade. Entretanto, outros estudos mostraram benefício da restrição de sódio. Assim, ainda não está bem definido o valor ideal de sódio a ser usado na dieta de pacientes com IC, que deve ser adaptado à situação clínica do paciente.


Orientações para o Tratamento Nutricional de Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica Classe de Recomendação Indicações
I Dieta saudável com adição de até 6 g de sódio, individualizada conforme as características do paciente.  
- nivel de evidencia C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: